quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Um Santo e Feliz Natal...

São os meus mais sinceros desejos.


Possam o Amor e a Saúde estar sempre presentes nos vossos corações e nas vossas vidas, bem como nas de todos aqueles a quem mais amam.

Rosália.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Uma Tartaruga muito Perspicaz...


... recebeu nos idos de Abril uma bolsinha para os lenços de papel, com a inicial do seu nome de um lado e uma representação do seu totem nos Escuteiros do outro.




Sei que a D. gostou muito. E vocês?


Rosália.

Ao prazer da leitura...


... pode aliar-se o de possuir um marcador de livros feito à medida e personalizado. Este foi feito para oferecer a uma grande amiga de todos os dias e de todas as horas.





Que me dizem do resultado final?


Rosália.

Quase um ano depois...

Publico finalmente as fotografias das duas toalhinhas de chá que bordei para oferecer à Mãe Elisa (amarela) e à Tia Maria (azul) no Natal de 2010.

Prontas "a tempo e horas", o envio das mesmas para a Cidade Eterna (i.e., Roma) esteve envolto em peripécias, pelo que fui retardando a publicação destes dois trabalhos cuja execução muito prazer me deu :).









Sei que sou mais do que suspeita, mas ficaram bonitas, não ficaram :)?


Rosália.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Já nasceu o Lorenzo!



No dia 13 de Novembro (domingo), à tarde, em Paris, o Lorenzo decidiu vir conhecer o Mundo! Com 3,085 quilos e 49 centímetros, é uma alegria imensa acolher um novo membro nesta nossa tão grande e maravilhosa família!


Bem-vindo sejas, Lorenzo!


Parabéns aos papás "babadíssimos", Costantino e Flora!


Sebastian, agora não vale fazer maldades ao mano, está bem?


Boa semana!




Rosália.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Enxoval do Lorenzo

Ora o Lorenzo está quase a nascer... e eu quase a ser tia outra vez!

Pelos vistos, o rapaz está cheio de pressa, já que a minha cunhada está internada desde meados de Outubro, visto que as contracções começaram a ameaçar um parto muito prematuro.







Quando estas peças foram feitas (entre Junho e Julho), os papás já sabiam que vinha outro menino a caminho mas ainda não tinha escolhido o nome, pelo que optei por recorrer a diversos motivos.


As fraldas azuis foram compradas já com o bordado à máquina feito (na retrosaria onde costumo adquirir os materiais que utilizo, mormente as linhas) e apenas lhes acrescentei o picot em linha matizada.


Que me dizem do resultado final?



Rosália.















Enxoval do Eduardo

Saquinho personalizado para os primeiros pertences do bebé, bordado em ponto de cruz, com acabamentos em crochet e fitilho condizente - lado A


16 pontinhos




Saquinho personalizado para os primeiros pertences do bebé, bordado em ponto de cruz, com acabamentos em crochet e fitilho condizente - lado B
16 pontinhos


Toalhão de banho com barra personalizada bordada em ponto de cruz
10 pontinhos


Babete de vestir com barra personalizada bordada em ponto de cruz
8 pontinhos



Luva de banho personalizada bordada em ponto de cruz
3 pontinhos



Babete personalizado bordado em ponto de cruz
4,5 pontinhos


Babete grande personalizado com bordado em ponto de cruz

6 pontinhos


Babete grande plastificado personalizado bordado em ponto de cruz

5 pontinhos




Fralda com aplicação de barra e bordado personalizado em ponto de cruz

6,5 pontinhos



Fralda personalizada bordada em ponto de cruz com aplicação em fitilho e acabamento com caseado em crochet (linha matizada condizente) - 8,5 pontinhos





Pormenor da aplicação do fitilho no bordado da fralda




Sei que a mamã do Eduardo gostou especialmente da primeira peça (o saquinho). E vocês? Que me dizem deste enxoval?




Rosália.

Será desta?

Espero que sim e que este regresso marque, em definitivo, um novo arranque dos Pontinhos a Quatro Patas.

Escusado será dizer que os tempos não estão nem serão fáceis para ninguém, mas haja algo que nos dê alento e nos ajude a ir vivendo e aproveitando a vida da melhor maneira.

Pessoalmente, o ponto de cruz é, desde há muitos anos, o meu melhor anti-stress, o espaço onde reencontro o prazer de fazer aquilo de que verdadeiramente gosto. Se a isso puder aliar o conforto e a satisfação de, assim, conseguir presentear amigos e famílias e também ir de encontro aos desejos de clientes que, por sua vez, também o pretendem fazer, melhor ainda!

Há já muito tempo que não passo por aqui e são ainda algumas as fotos dos trabalhos que me acompanharam ao longo dos últimos meses.

Deixo-vos (no post seguinte) as fotos individuais referentes ao enxoval do Eduardo (mostrado em conjunto no último post) e convido-vos a irem passando para conhecerem os pequenos grandes trabalhos que por aqui se foram e vão fazendo.

Bjs e até já.

Rosália.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Grande ausência esta!

Motivada por muito, muito, mas mesmo muito trabalho (incluindo muitos pontinhos, dos quais vos darei conta nos próximos dias) e também alguns problemas de saúde (aborrecidos, mas tudo passa...).


Entre o final da última campanha dos Pontinhos Solidários (Missão Patas Felizes), marcadores de livros, alguns pequenos (mas grandes) quadros, bolsinhas para lenços de papel/telemóvel, babetes e fraldas e um enxoval para um bebé lindo que quis vir espreitar o Mundo muito antes da data prevista, estes têm sido dias preenchidos!


Deixo-vos um pequeno "aperitivo!" (a foto de conjunto do enxoval para o Eduardo, nascido no passado dia 28 de Maio) :-).




Até já!


Rosália.

domingo, 20 de março de 2011

Dia do Pai


A minha homenagem ao meu Pai, ao meu Avô e a ti (e ao teu Pai) ... Porque ser pai não é (só) fazer um filho - é criá-lo, educá-lo e amá-lo acima de todas as coisas, de todos os sacrifícios, é fazê-lo crescer num Mundo que, tenhamos fé, será um dia melhor. Com muito amor.
Rosália.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Dois saquinhos de cheiro muito especiais...

... para duas senhoras que também o são, cujos aniversários próximos (nos dias 12 e 16, respectivamente) não poderiam deixar de ser também celebrados na companhia dos Pontinhos a Quatro Patas (que passaram o fim-de-semana a dar à agulha, para ter tudo pronto a tempo e horas).
São saquinhos de cheiro bordados, de ambos os lados, em ponto de cruz, com acabamento em crochet e fitilho condizentes (4 pontinhos cada).

Este é o saquinho da enérgica e sempre pronta Mimi:


E este o da doce e terna Irene:

Agora só falta saber se as aniversariantes vão gostar!

E vocês, que me dizem?

Rosália.

A Virgem e o Menino


Há dias assim, em que o nosso olhar encontra um esquema e pensamos "tenho de bordar este quadro". Este gráfico foi-me enviado por uma amiga querida (obrigada, CM) e, desde o momento em que o vi, a vontade de lhe dar vida não me largou um só instante.

Apesar do muito trabalho em mãos, não consegui resistir mais e, assim, entre o final de domingo e a noite de terça-feira (com outros trabalhinhos e as inevitáveis tarefas da vida em casa pelo meio...), bordei esta imagem que a mim me incute uma enorme serenidade e muita ternura.

O esquema é monocromático, pelo que podemos optar pela cor que mais nos agradar. Escolhi o azul 3828 da DMC (a marca de linhas que prefiro, confesso... acho-as mais macias e brilhantes). Além de ser a minha cor de eleição, achei este tom muito delicado e mais do que adequado ao trabalho a que se destinava.

Só falta passar a ferro (sempre pelo avesso) e emoldurar. Que me dizem do resultado final?

Rosália.

Para a minha mana...

... um saquinho de cheiro bem catita, verde da cor da esperança (e do seu amado SCP... gostos não se discutem, mana!), bordado em ponto de cruz de um lado com a inicial do seu nome e, do outro, com um trevo para trazer toda a sorte do Mundo à sua vida, ao seu lar e muita saúde para toda a família Marques :-). Depois, foi só completar com o acabamento em crochet e fitilho e preencher com flores cheirosas.
Saquinho de cheiro, bordado em ponto de cruz de ambos os lados,
com acabamento em crochet e fitilho a condizer - 4 pontinhos
Lembra-te mana: "Não há bem que sempre dure, nem mal que se não acabe!"

Um abraço do tamanho do Mundo e "the hills are alive...".

E que tal? A mana adorou. E vocês? Que me dizem do saquinho de cheiro?
Rosália.

O João Miguel e o Diogo...

... são os meus sobrinhos mais lindos. "Emprestados", é certo, mas são "os meus meninos".

Para eles, os Pontinhos a Quatro Patas aventuraram-se e inovaram! Assim, apresentamo-vos os cachecóis polares bordados em ponto de cruz!
Um trabalho superfácil de realizar, com a vantagem de poder personalizar os motivos que deseja ver no cachecol do seu petiz. A inicial, um desenho a gosto... tudo é possível. Basta usar a imaginação!

Como o João Miguel e o Diogo são absolutamente doidos por futebol, optei por bordar a inicial e uma bola para cada um.
Sei que o mais pequenito adorou e ninguém conseguia tirar-lhe o cachecol!



Cachecóis polares para criança, com bordado personalizado
em ponto de cruz - 6 pontinhos (cada)


E vocês? Que me dizem?


Rosália

Miminhos para bebé

Também por encomenda (e novamente da Maria...), chegou o pedido para um babete com um bordado bem fofinho e uma fraldinha estampada com picot trabalhado em crochet para um bebezinho que deve estar para chegar por estes dias.


Procurei, procurei e encontrei este terno e doce ursinho, sonhando ao colo da Lua. Achei-o perfeito para o babete.
Babete (médio) em turco,
com bordado elaborado em ponto de cruz - 6 pontinhos
Já os patinhos, azulinhos e ternurentos, estampados na fraldinha, prometem fazer muita companhia ao petiz !

Fralda estampada com picot elaborado - 5 pontinhos


Que me dizem?


Rosália.

Para uma princesa pequenina...

... que nasceu no Dia de Reis, de seu nome Eva, os Pontinhos a Quatro Patas "deram corda" aos dedos e à agulha e conceberam um conjunto muito simples, composto por um babete e uma fralda, ambos bordados em ponto de cruz, estando a fralda finalizada com um caseado condizente, ou seja, em linha cor-de-rosa. Infelizmente, a foto do babete perdeu-se mas resta a da fraldinha.

Fralda com nome e motivos bordados em ponto de cruz,
com acabamento em crochet (caseado simples) - 6,50 pontinhos

Que me dizem?

Rosália.

Um ursinho fofo...

... e bem simpático vai receber, em breve, o Afonso, apanhando boleia numa singela fraldinha branca, bordada a ponto de cruz e com acabamento em crochet (caseado) em linha azul-clara matizada.


Fralda com desenho (simples) e nome bordados em ponto de cruz
e caseado em crochet com linha matizada a condizer - 8, 50 pontnhos

Saquinhos de cheiro

Saquinhos de cheiro, bordados de ambos os lados,
com acabamento em crochet em linha matizada e fitilho
4 pontinhos cada
Um dos trabalhos que mais prazer me dá fazer são estes saquinhos de cheiro. A foto em questão não ficou grande coisa (até porque foi tirada com o telemóvel), mas vou tentar ainda fotografar cada saquinho individualmente (esperemos que as imagens fiquem com melhor qualidade).
Também encomendados pela Maria, chegaram com a difícil tarefa de serem bordados a meu gosto. Ai, ai... e adivinhar o gosto de quem encomendou?
Munida de bom senso e do precioso conselho de um amigo comum, optei por bordar motivos alusivos à vida de quem me encomendou estes mimos.
Assim, o primeiro saquinho foi bordado com motivos alusivos à arte de bem costurar (o carrinho de linhas e os botões) de um lado e um dedal com duas cruzes do outro. Já o segundo saquinho contou com o M de Maria, ladeado por dois corações, numa frente e uma rosa na outra.

Ambos contam com acabamento em crochet em linha matizada de cor condizente com a predominante dos motivos bordados (bege num caso e cor-de-rosa no outro) e fitilho também a condizer.
Que tal?
Rosália.

Mais uma mantinha...

A Maria gostou tanto das mantinhas para os seus mais-que-tudo que decidiu encomendar outra, desta feita também personalizada (e sempre solidária) mas para ela! Hum... um desafio, já que gosto sempre de ir ao encontro do gosto das clientes, procurando que o resultado final dos trabalhos encomendados reflicta a pessoa a quem estes se destinam.
Assim, depois de muito pensar e de recorrer ao conselho de quem melhor a conhece, o resultado final foi este:

Manta polar personalizada (tam. médio, 130 x 150 cm, 10 cores)
10 pontinhos
Sei que a Maria gostou do resultado final. E vocês? Que me dizem?

Rosália.

O Sótão da Xana


Nas voltinhas pelos cantinhos do costume (ou seja, os que constam da lista aqui ao lado e outros que vou descobrindo...), passei pel' O Cantinho de Ponto Cruz da Marta e descobri O Sótão da Xana.

Neste, encontrei diversos kits de ponto de cruz supergiros e fofos e a um preço supertentador, daqueles de perder a cabeça. Confesso que estou mesmo tentada a adquirir alguns...

Melhor ainda, a Xana vai sortear o kit da imagem! Já imaginaram? E é tão fácil participar.

Vá, passem por lá!

Rosália.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Selo


Este selinho muito simpático e fofo foi atribuído aos Pontinhos a Quatro Patas pela Elisabete do Fraldinhas e Babetes.

Pretende premiar todas as artesãs cujos trabalhos sejam criativos e, acima de tudo, talentosos.

Pela minha parte, agradeço a distinção e ofereço-o a todos os meus seguidores, às meninas cujos blogues constam da listagem aqui ao lado e também a todos quantos, como eu, teimam em perpetuar esta sabedoria executada entre linhas, pontos e tecidos, celebrando a Vida em cada gesto.

Rosália.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Muito, muito, muito, mas mesmo muito trabalho...


... e o blog e a página dos Pontinhos a Quatro Patas parece que ficaram "ao abandono". Parece, mas não ficaram!

Acontece, porém, que entre dar vazão às encomendas que vão chegando (graças a Deus) e a saúde que me andou (outra vez) a pregar umas partidas bem grandes (um infecção respiratória "daquelas" - a quarta e mais violenta neste Outono/Inverno - e um abcesso com dupla recidiva num molar), o tempo e a disposição para a manutenção destes cantinhos não têm abundado por aqui.


Contudo, e como dizia a minha querida Mãe, "não há bem que sempre dure nem mal que se não acabe" e estou de volta :-)... espero que por uma boa temporada!


Há algumas novidades (aventurei-me em novos trabalhos...), muitos trabalhinhos para mostrar (como até aqui, cada um num post exclusivo) e ainda um selinho (Beta, só agora é que vou conseguir fazer jus ao seu mimo!) para publicar!


Até já,


Rosália.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Picots em panos de cozinha

Nem só de bordados em ponto de cruz se ocupam os Pontinhos a Quatro Patas. Os picots em crochet, seja um simples caseado ou algo mais elaborado, também fazem parte dos nossos trabalhinhos, sempre executados com a maior dedicação.

Os exemplos abaixo pertencem a uma encomenda muito especial, feita para a madrinha da "famelga" de quatro patas aqui de casa.




Escusado será dizer que trabalhos iguais ou parecidos se encontram à vossa disposição se assim o desejarem :-). É só deixarem um comentário... ou enviarem um e-mail para pontinhosa4patas@gmail.com.

Estamos à vossa espera!

Rosália.