quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Para o menino do sorriso mais lindo...


... um bebé tão, mas tão especial, como só o Ratinho consegue ser, desta feita os Pontinhos a Quatro Patas não fizeram um leilão, mas ofereceram duas peças que sabiam ser uma preocupação e um assunto pendente para a sua mamã.

De facto, a Patrícia não sabia onde arrumar a primeira roupinha usada pelo Leonardo. Os Pontinhos deram uma ajuda e, neste Natal, presentearam mamã e filhote com um saquinho e uma bolsinha mais pequena, ambos personalizados, bordados de ambos os lados a ponto de cruz e rematados com crochet e fitilho condizentes.

Eis o resultado final. Que me dizem?


Rosália.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Uma bolsa especial...


... de um lado a inicial, do outro o símbolo da carreira levada a cabo com um profissionalismo ímpar.

Foi assim que os Pontinhos a Quatro Patas celebraram o Natal com a L., uma amiga especial, a quem queremos muito bem.

Rosália.

Este ano...

... a regra do Natal aqui em casa ditou que se resumissem as compras de prendas ao mínimo indispensável. Não só por economia (que a vida não está nada fácil, não senhor!), mas sobretudo porque acredito que o verdadeiro espírito de Natal (que nos dita a união e a paz como valores a cultivar todos os dias e celebra, afinal, a sua verdadeira essência - a Família) se tem vindo a perder cada vez mais a favor de um consumismo desenfreado e despersonalizado, do qual não sou, de todo, apologista.

Como tal, quase todas as lembranças e prendinhas que oferecemos foram executadas pelos Pontinhos a Quatro Patas e, entre estas, nem os tradicionais postais de Boas-festas (também tão esquecidos nos dias que correm...) escaparam!

A propósito do Novo Ano que se avizinha, e enquanto as fotografias de tantos trabalhinhos ainda não podem ser todas publicadas (alguns ainda não foram entregues aos seus destinatários) deixo-vos aqui a imagem do 1.º Postal de Natal dos Pontinhos a Quatro Patas, desejando-vos do fundo do coração um 2011 pleno de Saúde, Alegria e Prosperidade em todas as vertentes das vossas vidas. Acima de tudo, sejam felizes!
Rosália

Nos idos de Novembro...


Bem no início do mês, uma amiga muito querida celebrou o seu aniversário, numa data que sempre comemoro com alegria.
Os Pontinhos a Quatro Patas trabalharam bem depressa, costuraram, bordaram e "crochetaram" esta bolsinha, simples e prática (para os lenços de papel, por exemplo), a qual foi muito apreciada pela aniversariante.
Rosália.

Como o tempo passa...

É já amanhã que a Camila completa seis mesinhos!

Linda, pequenina e muito delicada, os Pontinhos a Quatro Patas não podiam deixar de estar presentes e, assim, seguiram pelo correio estes miminhos, bem a tempo da chegada do Pai Natal e da celebração desta data tão especial!

Sei que a mamã Rita adorou e que a pequenina me enviou um beijinho especial.

Obrigada, querida Camila.

Rosália.




Já nasceu o Santiago!


No passado dia 14 de Dezembro, o Santiago quis conhecer o Mundo e deixou papás e amigos embevecidos com a sua chegada.

Para brindar o seu nascimento, nada como um miminho bem especial!

Sê bem-vindo, pequenote!

Rosália

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Um Santo e Feliz Natal...


... São os meus votos e os dos Pontinhos a Quatro Patas para todos vós.

Que o nascimento do Menino Jesus possa ser celebrado, hoje e sempre, com Amor e Alegria, vivendo em Paz e Harmonia junto de quem mais amamos, celebrando aqueles que, embora longe, recordamos e sempre com Serenidade.

Rosália.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Pontinhos Solidários - Missão Patas Felizes

Num desafio feito pela Missão Patas Felizes aos Pontinhos a Quatro Patas, no âmbito dos Pontinhos Solidários, tive o prazer imenso de colaborar na campanha Patas Felizes e Quentinhas, a qual visa o bem-estar dos nosso mais fiéis amigos de quatro patas, tanto felídeos como canídeos, numa época do ano que também é penosa para os animais, especialmente para os mais velhotes e aqueles que padecem de problemas de saúde mais complicados.
O resultado final? Mantinhas polares bordadas em ponto de cruz, com as iniciais do nome da missão -MPF - cujo valor reverteu inteiramente a favor desta associação, a qual tem vindo a desenvolver um trabalho notável no auxílio, no resgaste, na recuperação e no encaminhamento para adopção destes nossos amigos de quatro patas, tão esquecidos e maltratados por seres ditos humanos. Conheçam, por exemplo, os casos do Oddie ou do Happy. Quem os viu e quem os vê...
Uma vez que esta iniciativa teve um feedback fantástico, ficará em aberto, aqui no blog e também no Facebook, a possibilidade de, até ao fim do Inverno, procederem à encomenda de mantinhas bordadas com as iniciais da Missão Patas Felizes ou com o nome do vosso animal de estimação (ou de quem pretendam). O valor das mesmas reverterá inteiramente a favor da Missão Patas Felizes.
As mantinhas são sempre em cor lisa e bordadas em ponto de cruz em cor contrastante à do tecido-base, podendo os tamanhos variar entre: 80 ou 90 cm x 120 cm; e 130 x 150 cm.
Atentem nas fotos que se seguem e façam a vossa escolha.
Se não puderem adquirir uma mantinha, por favor, divulguem esta iniciativa.
A Missão Patas Felizes e os Pontinhos Solidários agradecem.

Conjunto de mantas polares Missão Patas Felizes (80 x 120 cm) - 6 pontinhos solidários cada


Manta polar cor-de-laranja Missão Patas Felizes (80 x 120 cm) - 6 pontinhos solidários

Manta polar azul Missão Patas Felizes (80 x 120 cm) - 6 pontinhos solidários

Manta polar verde personalizada (90 x 120 cm) - 6 pontinhos solidários


Manta polar verde personalizada (90 x 120 cm) - 6 pontinhos solidários
Manta polar azul personalizada com motivos e cores à escolha
(130 x 150 cm) - 10 pontinhos solidários

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sem computador :-(...






Pois é, parece que as máquinas este ano não querem mesmo nada comigo!

Dos Pontinhos a Quatro Patas até há muitas novidades, imensas fotos e muitos, mesmo muitos trabalhinhos para mostrar... alguns dos quais realizados no âmbito de uma nova iniciativa no âmbito dos Pontinhos Solidários, num desafio lançado pela Missão Patas Felizes, o qual aceitei com todo o gosto.

O pior é que não consigo passar as fotos nem para o portátil, nem para o computador de secretária - o primeiro foi alvo de um ataque de D. Kiko Corleone, um dos meus gatos que julga ser electricista e roeu o cabo do alimentador do carregador; o segundo ficou sem fonte de alimentação. Tanto o carregador novo como a fonte de alimentação nova (500 w) são "prendas" bem carotas e, por enquanto, vão ter de aguardar mais um pouco.

Também por este motivo ainda não pude responder a alguns dos vossos simpáticos e-mails, os quais tenho sempre tanto gosto em receber. Por favor, tenham um bocadinho mais de paciência...

Como estou, então, a publicar este artigo? Hum, digamos que à socapa... e chega!

Mal possa, regressarei e com imensas novidades!

Rosália.

domingo, 31 de outubro de 2010

Moldura em ponto de cruz

Na vida há sempre uma primeira vez para tudo e, como tal, também para primeiros projectos, os quais, pessoalmente, se destinam a prendas especiais destinadas a quem o é mais ainda.

Não fugindo à regra, há já algum tempo que andava com o "bichinho" de tentar diversificar um pouco mais os trabalhos que faço em ponto de cruz e, assim, surgiu a ideia de começar a fazer molduras para fotos. Contudo, onde encontrar esquemas que se pudessem aplicar a este propósito? E como "construí-las"? Como seria o resultado final?

Bem, perante tantas interrogações, nada como deitar mãos à obra e, tal como diria o meu caro Dr House: "Google it!".

Após digitar as palavras mágicas "molduras em ponto de cruz", acabei por encontrar o que pretendia neste link aqui, pertença de um dos meus cantinhos "obrigatórios" e que podem encontrar aí do lado: o Cantinho do Ponto de Cruz da Marta.

Depois de descarregar os gráficos que a Marta tão gentilmente nos cedeu, restou-me escolher qual o mais apropriado para a ocasião e para a foto escolhida (uma foto de família, que abraça três gerações).

Achei o esquema abaixo o mais indicado, até porque visava emoldurar uma foto durante um passeio no Parque Marechal Carmona, vulgo Parque da Gandarinha, em Cascais.

Escolhido o esquema, cortado e chuleado o quadrilé, encontradas as linhas necessárias, foi tempo de "começar a dar às agulhas". No primeiro dia, ficámos assim:

Entre o segundo e o terceiro, evoluiu-se um pouco mais:

No último dia, os pontos e retoques finais, os pespontos de remate e voilá:

Era chegada a altura que eu mais temia - recortar o espaço para a fotografia. Com muito cuidado e uma tesoura de bordar pequena e bem afiada, obteve-se este resultado:

Tudo bem até aqui. Faltava compor o conjunto e aí é que as coisas ficaram um bocadinho mais difíceis, mas nada que muita paciência (qualidade na qual sou, infelizmente, muito parca), cola para tecido, cartão e uma simples moldura com vidro anti-reflexo não resolvessem.

Eis o resultado final:

Oferecida ainda na noite em que este trabalho final teve lugar, o aniversariante ficou muito sério, depois olhou outra vez e... adorou!

E vocês? Que me dizem?

Rosália.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Para o Santiago...



... que ainda está muito aconchegadinho na barriga da sua mamã, pelo menos até ao início do novo ano (assim o espero e desejo), onde cresce protegido, amado e muito desejado.

Novas prendinhas se adivinham no horizonte, haja tempo para as concretizar.

Que tal?
Rosália.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Contado ninguém acredita...

A máquina fotográfica sofreu de excesso de zelo, o flash disparou quando não devia (provocando luminosidade em excesso) e as fotos dos últimos trabalhos que realizei ficaram... más (para não dizer algo pior).
"Ok, ok... sempre tenho as que tirei com o telemóvel (tipo passo a passo). Passo-as para o computador e hão-de servir." Claro que sim... se o telemóvel não tivesse avariado também, deixando lá bem guardadinhas as fotos que tirei (e que espero ainda vir a conseguir recuperar antes de o enviar para reparação).
Resumindo: As fotografias dos trabalhos dos últimos meses... foram-se! Espero agora que parte delas me cheguem via facebook ou por e-mail, aquando da recepção dos miminhos que fiz para o meu sobrinho que está em Paris.
Entretanto, vou continuando a dar às agulhas, pois o segundo aniversário do Ratinho está quase aí e, por cá, trabalha-se nos miminhos que vão seguir para a Marinha Grande, para fazer sorrir ainda mais este menino tão lindo!
Boa semana e bons trabalhos.
Rosália.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia Mundial do Animal

Ronrom e Apache (Set.º de2006)

Eles são os nossos melhores e mais fiéis amigos e companheiros.

Ensinam-nos o que é amar incondicionalmente, respeitando até as diferenças que se julgavam ser as mais inconciliáveis.

A foto já tem alguns anos, mas reflecte uma realidade ainda hoje contemplada.

Como seria bom se os respeitássemos como merecem e tivéssemos a humildade de aprender a arte da vida com estes nossos Amigos (assim mesmo, com maiúscula) de quatro patas a quem só falta, de facto, a capacidade de falar a nossa linguagem.

Rosália.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Está difícil...

Regressar a este espaço e dar-vos a conhecer o que por estes lados se vai fazendo, mas não tenho tido tempo para quase nada... Ando um bocadinho em baixo, mas nada de grave. Há-de passar.

Entre obras em casa, acidentes (pancadas e queimaduras, felizmente sem consequências de maior...), avarias (os dois carros quase em simultâneo, um deles ainda parado) e outros tantos imprevistos, tem sido um pouco difícil ter disponibilidade e, acima de tudo, disposição para ir mantendo este cantinho em dia.
Contudo, como "não há bem que sempre dure, nem mal que se não acabe", espero que os dias mais complicados já tenham passado, para em breve vos dar a conhecer todos os trabalhinhos que tenho feito, os quais muito me têm ajudado a espantar todas estas coisas menos boas!
Boa semana e bons trabalhinhos!
Rosália.

domingo, 1 de agosto de 2010

Ausência e dizer adeus a um amigo...

Por diversos motivos, os Pontinhos a Quatro Patas têm andado parados aqui na blogosfera... Lá fora, o tempo e a disposição para as cruzinhas também têm sido menores, mas vão tendo os seus espaços. Estes são os motivos da ausência.



Quanto ao resto, ontem foi dia de me despedir do Nuxe, o meu hóspede de há 14 meses a esta data. Tinha 17 anos, mau feito, era refilão e muito exigente... e, ainda assim, um gatão doce, o meu companheiro de todas as noites, que partilhava os meus sonhos e pesadelos, risos e choros e adorava dormir enroscado nos meus pés ou na almofada do "padrinho" na sua ausência. Há uns tempitos que andava menos bem e, ontem, depois de uma má noite, sucumbiu vítima de AVC no momento em que estacionava o carro em frente à clínica veterinária. Foi imediata e impecavelmente assistido, mas já estava a caminho do lugar que agora ocupa no Céu dos Gatos, onde não conhece dor, nem desconforto... apenas bem-estar.

Ainda que saiba que ele já não sofre mais, a tristeza é grande e o vazio dentro do peito também. Há-de passar...

Quanto a este cantinho e respectivos projectos, espero voltar em breve!

Rosália.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Um gesto inesperado...

Como sabem, este babete era um dos itens a leilão, no âmbito dos Pontinhos Solidários, a favor do Leonardo (Ratinho).
A pessoa que o licitou não só fez a transferência do montante final, como teve a generosidade ímpar de o oferecer ao nosso menino do sorriso mais lindo!
À Teresa, o meu mais sentido obrigada não só pela participação, mas acima de tudo pela generosidade do seu gesto!
Rosália.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Agradecimento...

Às pessoas amigas do Leonardo (Ratinho) que se empenharam na concretização do objectivo do leilão aqui organizado, no âmbito dos Pontinhos Solidários.

A verba angariada será uma grande ajuda na concretização da viagem do Ratinho e seus papás aos EUA, ao encontro do único especialista no Mundo que os poderá ajudar a enfrentar a lisencefalia de que sofre este pequeno lutador, dono do sorriso mais lindo que já vi!

Numa troca de palavras escritas com uma das amigas do Leonardo, a propósito do espírito de entre-ajuda que alimenta estas iniciativas, observei o seguinte:

"De facto, se cada um de nós fizer um pouco, todos juntos podemos fazer muito, não é verdade? Sem dúvida que, se a situação fosse inversa, seria muito bom poder contar com a ajuda de quem nos rodeia... Infelizmente, estas são situações a que todos estamos sujeitos e é fácil esquecermo-nos disso mesmo, no meio da correria louca inerente ao nosso dia-a-dia..."

Era tão bom que conseguíssemos parar um pouco mais e tirar da vida o merecido proveito.

Uma vez mais, obrigada a todas!

Rosália.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Leilão do Ratinho - CONCLUÍDO!

Olá a todos, boas-noites.

Está oficialmente aberto o Leilão do Ratinho, organizado no âmbito dos Pontinhos Solidários, iniciativa dos Pontinhos a Quatro Patas. Termina às 24h00 do próximo dia 10 de Junho (quinta-feira).

As regras de participação são simples: Todos os lances deverão ser feitos por e-mail, para o endereço leilaopontinhosaquatropatas@gmail.com, indicando qual o artigo escolhido, o respectivo valor de licitação e um endereço de e-mail válido. Qualquer dúvida, podem utilizar o mesmo endereço e esclarecer-vos-ei com a máxima rapidez.

Apresento-vos agora as peças a leilão, algumas das quais generosas ofertas de blogueiras amigas e solidárias com o intuito de conseguirmos ajudar o Ratinho a ir ao encontro do Dr. Dobyns, em Chicago (a consulta já tem dia e hora - mais novidades no seu blog).


Não se esqueçam de apreciar devidamente cada uma e de visitar este post nos próximos dias... pois vai haver novidades :-).



Toalha de rosto bordada com comboio colorido, barra em tecido com riscas e aplicação de bordado inglês - gentilmente oferecida por Fraldinhas e Babetes.

Valor-base de licitação: 15 pontinhos solidários


Mala de Verão reversível (dois lados), modelo único e exclusivo

- gentilmente oferecida por De Trapo e Sonhos



Valor-base de licitação: 35 pontinhos solidários
Novo valor-base de licitação: 45 pontinhos solidários

Cabaz de produtos para trabalhos vários - gentilmente cedido por Sorri Ratinho
Valor-base de licitação: 15 pontinhos solidários
Novo valor-base de licitação: 30 pontinhos solidários


Babete amarelo, com forro plastificado e aplicação de bordado inglês, bordado a ponto de cruz
- Pontinhos a Quatro Patas

Valor-base de licitação: 5 pontinhos solidários
Novo valor-base de licitação: 10 pontinhos solidários

Babete branco, com forro plastificado e aplicação de bordado inglês, bordado a ponto de cruz
- Pontinhos a Quatro Patas
Valor-base de licitação: 3,5 pontinhos solidários
Novo valor-base de licitação: 4,5 pontinhos solidários

Babete azul, com forro plastificado e aplicação de bordado inglês, bordado a ponto de cruz
- Pontinhos a Quatro Patas

Valor-base de licitação: 3,5 pontinhos solidários
Novo valor-base de licitação: 5 pontinhos solidários

Babete pequeno cor-de-salmão, com forro plastificado, bordado a ponto de cruz
- Pontinhos a Quatro Patas

Valor-base de licitaçao: 3,5 pontinhos solidários
Novo valor-base de licitação: 8 pontinhos solidários


Babete em turco fofinho, com viés amarelo, bordado em ponto de cuz
-Pontinhos a Quatro Patas

Valor-base de licitação: 4 pontinhos solidários


Babete em turco fofinho, com viés em cor-de-laranja, bordado a ponto de cruz
- Pontinhos a Quatro Patas

Valor-base de licitação: 4 pontinhos solidários
Novo valor-base de licitação: 6 pontinhos solidários

Babete grande, amarelo, com forro plastificado, entremeio de quadrilé bordado em ponto de cruz e aplicação de bordado inglês - Pontinhos a Quatro Patas
Valor-base de licitação: 4 pontinhos solidários
Novo valor-base de licitação: 5 pontinhos solidários


Babete grande, cor-de-rosa, com forro plastificado, entremeio de quadrilé bordado a ponto de cruz e aplicação de bordado inglês - Pontinhos a Quatro Patas

Valor-base de licitação: 4 pontinhos solidários


Saquinhos de cheiro, costurados à mão e bordados a ponto de cruz em cores diversas, com picot em linha colorida a condizer com a inicial e fitilho de cetim - Pontinhos a Quatro Patas

Valor-base de licitação: 4 pontinhos solidários (cada saquinho)/
28 pontinhos solidários (o conjunto)
Novo valor-base de licitação do saquinho com a letra G: 5 pontinhos solidários

Toalhinha de chá, bordada em ponto de cruz e com picot simples em linha verde matizada
- Pontinhos a Quatro Patas
Valor-base de licitação: 7,5 pontinhos solidários

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pontinhos Solidários - Sorri Ratinho - Votem até dia 20!

Apesar de parada há já alguns tempos, esta é uma iniciativa que pretendo continuar e que hoje muito me fez pensar, a propósito da entrevista da Mamã do Ratinho no programa Praça da Alegria, na RTP1.
De facto, esta uma situação que me toca profundamente. Não vos sei explicar porquê, mas isso acontece e sinto-me profundamente magoada (infelizmente, não chocada) com a ignorância a que situações como esta são votadas por todos nós... De facto, é tão mais fácil passar ao lado!
Contudo, recuso-me a fazê-lo!
Já aqui organizei, em Outubro último, um leilão solidário para angariar fundos para ajudar o Ratinho a ir ao encontro do Dr. Dobyns já em Junho. O tempo corre veloz e a data para a viagem aproxima-se, pelo que é urgente conseguirmos ajudar.
Como tal, lanço-vos o desafio: Quais as peças que mais gostariam de ver e licitar neste espaço até ao final do próximo mês? Fraldas, babetes, almofadas de cheiro? O que mais vos desperta para participarem?
Enviem-me as vossas respostas até ao final da próxima semana (dia 14 de Maio) à próxima quarta-feira, dia 20 de Maio.
Conto convosco... e o Ratinho também!
Rosália

terça-feira, 4 de maio de 2010

O Gato da Maria...

... ofereceu-me este selinho lindo, o primeiro deste meu cantinho!

Obrigada, Fernanda, pelo miminho!

Não é lindo?
Visitem o Gato da Maria e descubram as belezas que nos oferece diariamente no seu cantinho!

Até já,

Rosália.

Hoje perdi a cabeça...

... e comprei, pela primeira vez, uma revista inglesa dedicada ao ponto de cruz. Cuidadosamente embalada, traz ainda de oferta um kit muito engraçado com um ouriço amoroso! A foto que consegui tirar (a minha máquina lá decidiu trabalhar durante uns instantes) não lhes faz justiça.


Foi um bocado carota, mas pelo que já consegui "cuscar" (sim, ainda não abri a embalagem!), vai valer bem a pena!

Depois vos direi!

Rosália.